Chamada de Artigos

Chamada de Artigos I CIMGAE

(Versão em pdf)

Estão abertas as inscrições para a submissão de artigos ao I Congresso Internacional de Métodos e Gestão em Avaliação Educacional.

O CIMGAE busca promover o debate e o aprofundamento de questões acerca de elementos importantes para processos de gestão da avaliação e com forte interligação com a realidade sócio-política do Brasil como, por exemplo, inserção social, qualidade do processo ensino-aprendizagem, transparência, controle, transferência e gestão de recursos, capital social e descentralização. Análises comparativas com sistemas de avaliação de outros países também serão discutidas.

O CIMGAE procura discutir também a utilização e a pesquisa de métodos estatísticos, especialmente na avaliação educacional de grande escala. Cada vez mais os avaliados são submetidos a baterias de testes, de onde é necessário avaliar certos traços latentes desses avaliados (na área educacional, geralmente o objetivo é avaliar a proficiência dos indivíduos avaliados). Além da construção da medida de interesse, abordam-se modelos e métodos de análise de dados voltados a elucidar fatores associados à proficiência (ou outro traço latente), computação e estatística, incluindo princípios de amostragem e de mineração de dados. Dos dados se extraem informações e produzem conhecimento e competência, bases para a gestão de um processo.

Os trabalhos de pesquisa a serem submetidos podem ter um caráter teórico ou relatar a análise de experiências práticas.

Uma lista de temas de interesse para artigos é apresentada a seguir, mas outros temas relacionados com o objetivo do congresso são bem-vindos:

Temas de interesse:

  • Análise de regressão e modelos hierárquicos em sistemas educacionais
  • Avaliação dos sistemas educacionais
  • Avaliação e indicadores educacionais
  • Construção de indicadores em sistemas educacionais
  • Educação em larga escala
  • Gestão da avaliação em sistemas educacionais
  • Gestão de sistemas de informação em sistemas educacionais
  • Gestão do conhecimento e inovação em avaliação
  • Impactos dos modelos da avaliação de sistemas educacionais
  • Influência dos modelos na gestão governamental e iniciativa privada
  • Inovação em gestão da avaliação
  • Métodos estatísticos em avaliação de sistemas educacionais
  • Modelos de avaliação
  • Padrões de indicadores
  • Resultados da avaliação educacional e sociedade
  • Teoria de resposta ao item
  • Transnacionalidade da avaliação

Observações:

  • O artigo completo não deve exceder 12 (doze) páginas, podendo conter no mínimo 08 (oito) páginas.
  • Serão aceitos artigos submetidos em português, inglês ou espanhol.
  • Os Artigos Científicos deverão ser submetidos no formato indicado no arquivo Modelo de Artigo SEM INCLUIR OS NOMES DOS AUTORES.
  • Os artigos devem ser submetidos no padrão Word da Microsoft (.doc ou .docx)
  • Os nomes dos autores serão incluídos na versão final do artigo aprovado.
  • Cada autor pode submeter até três artigos.
  • Recomenda-se que o tamanho de arquivo não seja superior a 6 megabyte.
  • Os artigos não podem, sob hipótese alguma, possuir identificação;
  • Os artigos cuja autoria seja identificada serão excluídos do evento. Por esta razão, certifique-se de que seu artigo não contenha identificação explícita (nome digitado no corpo do artigo ou em seu resumo) nem identificação oculta.
  • Todos os artigos aprovados e inscritos serão publicados nos Anais do Congresso (em formato digital).
  • Os Artigos Científicos, aprovados pela Comissão Cientifica, deverão ser apresentados oralmente nas sessões temáticas ou em forma de pôster.
  • Para que os artigos sejam inseridos nos Anais do Congresso é necessário que pelo menos um autor se inscreva no evento para a realização da apresentação.
  • O autor confirmado para apresentação do artigo, caso não possa comparecer ao evento deve justificar e indicar o autor-apresentador substituto, que também deverá providenciar sua inscrição para o evento.
  • A Comissão Cientifica não fará revisão textual dos artigos submetidos e aprovados, sendo, portanto, da inteira responsabilidade do(s) autor(es) a correção vernácula dos textos submetidos.